sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Mensagem Subliminar - o perigo por traz delas

O maior perigo para nossas mentes não é aquilo que detectamos visivelmente, mas o que nos sobrevem invisivelmente por meios sutis. Mensagens que são enviadas diretamente ao nosso subconsciente.
Essa tem sido uma grande arma usada por filmes, propagandas, músicas, roupas e tudo mais que possa ser visto por nossos olhos ou que chegue até nossa audição.
O nome dessa grande arma chama-se MENSAGEM SUBLIMINAR. A Disney é uma mestra em jogar mensagens em seu desenhos tentando perverter as mentes das crianças. As crianças, por serem inocentes, captam logo essas mensagens infernais.
O exemplo que isso é verdade aconteceu no ano de 2000 quando um garoto assistiu o filme Chuck o boneco assassino e no dia seguinte desferiu varias facadas em sua vizinha de 7 anos. Ele disse que foi estimulado por chuck para fazer aquilo. Por sorte a garotinha foi socorrida a tempo e foi salva.
Existem inúmeros casos de crimes e suicídios onde o foco de tudo está em alguma música ou filme.
Mas vamos saber o que significa uma mensagem subliminar, sua origem e suas conseqüências. O que é Mensagem Subliminar?
A Mensagem Subliminar é dotada de uma arte a objetiva e destrutiva. A arte da persuasão inconsciente. Ela trabalha com o subconsciente das pessoas. Dá-se o nome de mensagem ou propaganda subliminar, toda aquela mensagem que é transmitida em um baixo nível de percepção, tanto auditiva quanto visual. Embora não possamos identificar esta absorção da informação, o nosso subconsciente capta-a e ela é assimilada sem nenhuma barreira consciente, e a aceitamos como se tivéssemos sido hipnotizados.
Por definição, subliminares são as mensagens que nos são enviadas dissimuladamente, ocultas, abaixo dos limites da nossa percepção consciente e que vão influenciar nossas escolhas, atitudes, motivar a tomada de decisões posteriores. Subliminares são mensagens que entram na nossa mente de contrabando, como um vírus de computador que fica inerte, latente, e só é ativado na hora certa.
SUBLIMINAR- Maior quantidade de informação dividido por Menos tempo de exposição

INFLUÊNCIA CAUSADA NO CÉREBRO
Com o taquiscocópio, provou-se que o cérebro reage a imagens projetadas a uma velocidade de exposição de até 1/3.000 de segundo,Segundo a Semiótica da Cultura, de V. V. Ivanov, o signo, que possui um significante (SOM) e um significado (O QUE SIGNIFICA), é interpretado pelos dois hemisférios dos cerebrais:
Significado: hemisfério direito - tempo real e imagens concretas (todo);
Significante: hemisfério esquerdo - abstrações e estruturas lógicas (partes).
EXISTEM MUITOS TIPOS DE PROPAGANDA SUBLIMINAR
Subliminar Ambiental: Mídia Exterior
Pois enquanto a visão fóvica consciente foca o nome legível em letras garrafais do estabelecimento comercial ou simplesmente dirigimos nosso carro concentrados , passa despercebido o fundo, o ruído, a poluição visual indiferenciada, entrópida dos outdoors e placas captadas pela visão periférica, o fundo subliminar dos anunciantes. Mesmo a colocação dos outdoors pode ser estrategicamente planejada.
Subliminar Eletrônico: Merchandising
O Subliminar tem seu potencial melhor aproveitado quando inserido dentro da programação normal do que nos intervalos comerciais, burlando assim, os mecanismos de defesa do consumidor. O Merchandising, como é conhecida esta técnica subliminar, tem sido constantemente usada pela Coca-Cola em filmes. Um exemplo seria o filme Blade Runner (Caçadores de Andróides) de 1982 que se enquadra na categoria subliminar. Todo o quadro é preenchido por uma poluição visual urbana com dezenas de anúncios, nunca focalizados plenamente graças ao timing rápido das mudanças de enquadramento, movimento ágil da câmera focando os atores em ação e a edição com rápidos e freqüentes cortes nervosos que estonteiam, como um vídeo clipe. O cenário fundo subliminar é imperceptível graças à edição veloz . Não há tempo de efetuar uma varredura fóvica pela tela. Assim, o espectador focaliza os atores e deixa-se envolver pela trama narrativa, enquanto sua visão periférica recebe subliminarmente as dúzias de anúncios que pagaram o filme. O Merchandising pode ser definido como toda a inserção comercial em shows, novelas, filmes e eventos, porém não é um comercial direto do produto. Quem não se lembra de já ter visto em alguma novela um personagem bebendo aquela cerveja cujo rótulo e marca aparecem claramente na imagem ou então em uma partida de futebol você notar a existência de várias placas colocadas ao longo do campo exibindo marcas ou nomes de produtos. Inserido em histórias como filmes ou novelas, quanto menos aparece o produto, melhor é o resultado do merchandising. Basta que se perceba a sua presença.
O GRANDE PERIGO CAMUFLADO
Muitas vezes vemos em filmes do cinema ou da televisão os personagens falando de lavagem cerebral, guerra psicológica, desinformação, hipnotismo e mensagens subliminares. Na realidade, hoje com a atual tecnologia, existem sofisticados aparelhos subaudíveis/visuais, ondas de rádio, etc...que fazem o experimento de Jim Vicary parecer brincadeira de criança. As mensagens subliminares são empregadas para ensinar idiomas enquanto o estudante dorme, para vender produtos e até eleger Presidentes da República. Existem grandes empresas que colocam vírus nos computadores que fazem piscar na tela (efeito flicker) frases como "trabalhe mais rápido", para aumentar a produtividade dos empregados. Também supermercados instalam som ambiente com frases "sou honesto" e "roubar é errado", a fim de reduzir os índices de furtos entre os clientes, e bancos agem de forma semelhante para estimular aplicações financeiras.
Nem todo o subliminar é mau e nocivo; veja, além das artes, os subliminares didáticos e terapêuticos para curar fobias e traumas psíquicos.

As mensagens subliminares são também bastantemente usadas nas músicas. Quando você ouvir uma música encantadora na sua melodia e letra, fique atento, pois talvez muitas mensagens podem estar sendo enviadas ao seu cérebro por ela.
Mas esse é um outro estudo chamado Backmasking ou seja mensagens inseridas em músicas e que só são percebidas quando se inverte a rotação da mesma e a ouve ao contrário.
Não vamos ficar calados quando soubermos dessas verdades. Vamos divulga-las! Aquilo que receber de graça, dê de graça também.

Um comentário:

Sinais Reais disse...

A sociedade hoje vive um caos graças a isso. Jesus está próximo.